Algumas pessoas não fazem amizades, elas fazem alianças. A princípio, as duas coisas podem parecer uma só, mas com o tempo, percebe-se as diferenças entre elas. Aquele que busca aliados, começa o relacionamento disfarçando-o de amizade. Oferece troca de segredos, confidências, é agradável e mais divertido e gentil que as outras pessoas em geral. Oferece favores, ludibria o provável aliado comprando-o com presentes caros e especiais. Por um tempo, faz com que ele se sinta uma pessoa única e extremamente especial. Entretanto, é necessário dizer que aquele que faz alianças não acha que sua próxima conquista seja inteligente ou especial. Ela é somente um instrumento de reafirmação de seu ego, usado enquanto tem valor para tal fim. A aliança é difícil de se manter, posto que ela prevê que ambos os lados estejam sempre satisfeitos. A pessoa que faz alianças espera não ser contrariado, e ressente-se quando isso acontece. Espera favores especiais em troca daqueles oferecidos anteriormente. Cobra o a
liado como se, ao aceitar o que se dizia amizade, esse tivesse assinado um contrato de vida comprometendo-se a aceitar a sua verdade como absoluta. Utiliza-se de chantagens emocionais e outros recursos mais baixos para manter o relacionamento, que no fim, revela-se doentio.
Amizades são diferentes. Amigos não esperam apoio incondicional, e aceitam opiniões divergentes, mesmo que com relutância. Amigos não exigem que você tenha a mesma opinião que eles, mas que lhe garantam o direito de expressá-la. Esperam que você diga a eles o que querem ouvir, mas também ouvem críticas e tentam entender o seu lado. Ressentem-se não dos favores que não são "pagos", mas da sua ausência, da falta que você faz. Querem estar com você pelo prazer da sua companhia, não pelo que você tem a oferecer. Amigos não tem que ser sempre educados e gentis, pois entendem que há momentos em que você não pode oferecer-lhes isso. Amigos não esperam que você dê nada em troca, a não ser um ombro no qual chorar, um ouvido para escutá-lo, momentos de alegria e de tristeza, conversas sem pé nem cabeça, e ajuda nos momentos difíceis.
A pessoa que oferece alianças é imatura, infantil. A pessoa que oferece amizade é madura e confiável.
A aliança escraviza e machuca. A amizade liberta e cura.
E você? Estabelece alianças ou amizades?
Nenhum comentário:
Postar um comentário